Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

9º Dia - 12 Dias de Jejum e Oração

José é apresentado ao Faraó e começa um novo tempo!

CLAMOR POR RECONSTRUÇÃO


“O faraó mandou chamar José, que foi trazido depressa do calabouço. Depois de se barbear e trocar de roupa apresentou-se ao faraó” (Gênesis 41.14).


MEDITAÇÃO

Fico impressionado com a Palavra de Deus pelos detalhes que o Espírito Santo inspirou homens a escreverem. Qual a importância no contexto da informação de que José barbeou-se e trocou de roupa? Ele estava dois anos preso e um novo tempo iria ser iniciado em sua vida por ocasião de ser apresentando a Faraó. Novos tempos requerem novos procedimentos e adaptação. Quando objetivamos reconstruir algo precisamos tomar um novo caminho (trocar de roupa) e nos apresentarmos de uma maneira diferente do habitual (barbeou-se). Se você continuar fazendo sempre as mesmas coisas e do mesmo jeito o resultado nunca será diferente.
A trajetória de José indica três procedimentos para começar de novo:
  1. Conhecer, mas desprezar a própria fragilidade. O prisioneiro vai se encontrar com o grande mandatário do império egípcio e para isso precisa ter a postura correta em seu comportamento. Pessoas marcadas pelas dificuldades que enfrentaram, nunca conseguem dar um passo além. Lembre-se que as mudanças acontecem quando damos passos diferentes em outras direções. Cuidado para não praticar o positivismo no lugar da fé, pois o primeiro confia no homem e o segundo em Deus (Filipenses 4.13; Salmo 60.12; II Coríntios 4.7).
  2. Identificar o verdadeiro inimigo – ter visão espiritual. Todos tentaram desestimular José quanto ao seu sonho: os irmãos (Gênesis 37.8); seu pai (Gênesis 37.10); o patrão (Gênesis 39.20); e o amigo na prisão (Gênesis 40.23). Na verdade através de todas essas pessoas estava o diabo dizendo para ele desistir, que ele não era capaz, que seria um fracasso(…). E se acreditasse na mentira do inimigo não estaria  emocionalmente preparado para o encontro com a única autoridade humana que poderia mudar sua história: O Faraó. Lembre-se que o controle de sua vida está nas mãos de Deus, e Ele move pessoas para cumprir a vontade dEle.
  3. Não retribuir o mal sofrido. José não rompeu com ninguém, pois sabia qual era o verdadeiro inimigo. Essas pessoas faziam parte do sonho de José, por isso não rompeu com elas. A nossa natureza espiritual nos conduz a fazer o bem, daí vingar-se deforma o nosso caráter, e essas deformações impedem conquistas. Quando você precisar de um novo tempo tome cuidado para não se desfazer do que é bom em sua vida, e marcas de Deus em seu caráter constituem-se num extraordinário patrimônio (Romanos 12.17,21; I Tessalonicenses 5.15).
Quando precisamos de um novo começo é a intimidade com Deus que nos qualifica a identificar quais as roupas corretas e qual a melhor maneira para nos apresentarmos. Nunca permita que as dificuldades lhe impeçam de estar preparado quando Deus lhe der uma nova oportunidade.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

1. Ore Pedindo a Deus um Novo Tempo (família – trabalho – espiritual...)
2. Ore para que você seja atuante na casa do Senhor.
3. Ore para que haja paz e o verdadeiro avivamento em nossa Casa e na Paróquia.

CONSAGRAÇÃO

Jejum sugerido: Hoje é dia de abster-se de refrigerantes e sucos. Beba apenas água e chá. A abstinência é uma atitude disciplinar que impomos ao nosso corpo.

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” II Coríntios 5:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário