Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

10º Dia - 12 Dias de Jejum e Oração

José se reconcilia com seus irmãos: Salvação na família!

CLAMOR POR RECONCILIAÇÃO

“Disse José a seus irmãos: Agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se...” (Gênesis 45.4a).

MEDITAÇÃO

Seja uma pessoa disposta a estabelecer relacionamentos produtivos e duradouros por meio da pratica do ministério da reconciliação (II Coríntios 5.18). Somos reconciliados com Deus para reconciliarmos pessoas  a Deus e vivermos reconciliados com pessoas. Somente quem exerce esse ministério possui relacionamentos pacíficos. Faça como José chame as pessoas a si e elas se aproximarão!

O Ministério da reconciliação passa por três atitudes:

  1. Chamar pessoas a si. “Chegai-vos a mim...” (Gn 45.4). José não se afastou e nem desprezou aqueles que o prejudicaram. Atrair pessoas é atributo de quem está bem resolvido na vida e não carrega mágoas e ressentimentos por eventuais prejuízos que tenha sofrido. Clame por reconciliação, mas exercite a atitude de atrair pessoas a si semeando perdão e amor pelos que lhe ofendem.

  1. Aliviar pessoas. “... não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos...” (Gn 45.5). O conselho de José aos seus irmãos que o haviam ofendido era uma forma de promover alívio a eles. Não acuse as pessoas pelos erros que elas cometeram contra você, nem tente impregnar nelas um sentimento de culpa, antes aprenda a dizer para elas que está tudo bem e que você não está ofendido. Clame por reconciliação, mas tenha a atitude de promover alívio as pessoas que se sentem culpadas.

  1. Focar em Deus o rumo dos fatos. “...não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus...” (Gn 45.8). José não creditava às pessoas a construção das circunstâncias de sua vida. Era Deus que dirigia pessoas e situações (Romanos 8.28). Também ele observou os fatos positivos da situação, ou seja, disse que tudo lhe aconteceu com o propósito de salvar vidas (Gn 45.7). Clame por reconciliação, mas certifique-se de que você confia no rumo que Deus está dando à sua vida.

José possuiu muitas oportunidades de retribuir o mal que seus irmãos e amigos lhe fizeram, mas devido ao ministério de reconciliação que possuía, pagou o mal com o bem (Romanos 12.21). Faça o mesmo e, então, verás supostos inimigos transformarem-se em pessoas amáveis e reconciliadas com Deus e com você.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

1. Ore por união em sua família e na Igreja.
2. Ore para que prevaleça a harmonia na Igreja.
3. Ore pela salvação de seu lar, familiares, parentes, amigos e colegas.

CONSAGRAÇÃO

Jejum sugerido: Deixe a televisão, redes sociais, jornais e revistas de lado e coloque coisas boas diante dos seus olhos (Salmo 101). Telefone ou envie e-mail, para alguém, relatando sua experiência boa com Deus nesta campanha de Jejum.

“Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação” II Coríntios 5.18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário