Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O grande equilibrista



"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de lançar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.(...) Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.(Eclesiastes 3.1-11)

Uma das imagens que guardo da minha infância é a daqueles homens de circo equilibrando pratos em varas. Com total destreza eles enfileiravam vários pratos girando ao mesmo tempo na ponta das varas... O público atento, quando percebia que um prato estava perdendo a força e ameaçava cair no chão, fazia sinal para o equilibrista, mas ele sabia a hora exata de balançar a vara novamente e fazer o prato girar mais um pouco.
Às vezes ele deixava propositalmente um prato girar mais lento e dar a impressão que ia cair, o público ficava aflito, mas no momento exato, antes da queda, o equilibrista surgia novamente, sacudia a vareta para dar impulso e não deixava o prato cair no chão, demonstrando seu total domínio sobre o equilíbrio dos pratos.
Deus é o Grande Equilibrista do Universo! Macrocosmos, microcosmos, galáxias, constelações, tudo o que vemos e até mesmo o que não vemos estão sob a destreza e soberania de Deus em manter tudo em seu lugar. Cada reação química das nossas células, a forma como o seu e o meu coração batem, o jeito que nosso sangue coagula, tudo foi complexamente planejado para que fosse mantido um perfeito equilíbrio.
Da reprodução celular à colisão das galáxias, do alimento encontrado pelos passarinhos ao cheiro suave e das cores cintilantes das flores, a sua vida e a minha vida, tudo foi colocado por Deus girando como pratos nas pontas das varas.
O problema é que você e eu somos pratos que reagem, temos vontade própria, às vezes queremos assumir o controle e o equilíbrio das nossas vidas sem se importar com o que poderá acontecer. Mas o Grande Equilibrista é sábio! Ele diz assim: “não se mexa, deixe eu manter você rodando para não cair!” Mas infelizmente nossa teimosia diz: “não! Eu quero que seja do meu jeito!” e caímos no chão muitas vezes até Ele ajuntar novamente nossos cacos e colar os pedaços... Sim, o Grande Equilibrista também é mestre em colar pacientemente os nossos pedaços. As marcas vão ficando lá para que a gente lembre como é cair.
Se você é um prato que está perdendo a força, quase caindo, não se assuste se o Grande Equilibrista balançar sua base de vez em quando! Às vezes precisamos levar algumas chacoalhadas para retomar o equilíbrio da vida. Ele não faz por maldade, pelo contrário, Ele faz por amor. O Grande Equilibrista não gosta de perder nenhum prato, enquanto Ele estiver no controle sabe que não perderá, mas se o prato não quiser mais rodar Ele irá respeitar sua decisão.
Lembre-se! Somos todos pratos nas mãos do Grande Equilibrista, a melhor escolha que podemos fazer para não cair é deixá-lo controlar a velocidade com que giramos.

O Grande Equilibrista lhe abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente!


Pablo Massolar
www.ovelhamagra.com

PODE OU NÃO PODE - Música Secular

Sempre fui questionado pelos cristãos e não cristãos se pode ou não pode escutar e/ou cantar musica secular, já escutei muita coisa sobre este tema, então resolvi colocar isto também no PODE OU NÃO PODE, andei lendo, pesquisando, consultando o manual da vida (a Bíblia) e acabei achando uns versículos, textos e comentários interessantes. Espero que você também goste!


A música é a maneira que as pessoas se expressam por meio de som, produzindo tons numa ordem específica para apresentar uma obra de beleza e interesse. 

Há três categorias de instrumentos musicais usados para fazer música, os de corda, de sopro e de percussão.
A música era uma expressão básica da vida diária, do trabalho e da adoração. A frase "cantai ao Senhor" é comum no Velho Testamento (Êxodo 15:21).
Na verdade, todas as religiões trazem a natureza humana um impulso natural de cantar. As instruções "cantai ao Senhor" era um sinal ao povo que derramasse a sua adoração em músicas.


Não encontrei dentro da Bíblia Sagrada algo muito específico! (se alguém achar por favor me envie!!!) Mais existem alguns versículos interessantes: 

"Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca." Salmo 34:1
"Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele fez maravilhas..." (Salmos 98: 1a)

"Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo." (Salmo 33:1-3)

"Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; erguei alegres vozes ao Deus de Jacó. Entoai um salmo, e fazei soar o adufe, a suave harpa e o saltério." (Salmo 81:1-2)

Como você já deve ter visto, na Bíblia você vai encontrar a musica em forma de Louvor a Deus,
Preste atenção no que está sendo dito nas músicas. Isso já seria um excelente começo. 
Existem muitos músicos e bandas que fazem claramente apologia ao demônio ou mesmo a culto de cunho duvidoso e isso com certeza não é bom aos olhos de Deus.

Antes de começar este texto descobrir algumas letras digamos "duvidosa" como de Raul Seixas; Black Sabath; Ozzy Ozborn; Iron Maiden;...

Algumas músicas de Axé Music têm uma letra duvidosa também..e as vezes até muito explícita como Ivete Sangalo; Margarete Menezes; que trazem em suas músicas nomes de entidades.

sempre que pintar esse tipo de dúvida, Ore, pergunte ao Espírito Santo o que é certo e o que é errado e seja muito feliz no caminho do Senhor.

Pai, Você Está Aí?

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei

mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado
me consolam" (Salmos 23:4).

Escreve um autor desconhecido, um pequeno menino 
estava deitado em sua cama, preparado para dormir. De
repente, ele vira-se na direção da cama grande onde seu pai
costumava dormir, e pergunta: "Pai, você está aí?" "Sim, meu
filho",foi a resposta. O pequeno menino, virando-se para o
outro lado, dormiu, calmo e tranquilo. Atualmente o pequeno
menino já é um homem velho de mais de setenta anos e, toda
noite, antes de ir dormir, ele olha para o alto, em direção
ao rosto do Pai Divino e pergunta: "Pai, você está aí?" E a
resposta chega, clara e forte: "Sim, meu filho."

Que coisa maravilhosa é ter a certeza de que nosso Pai está
sempre perto de nós para nos proteger e abençoar. Não apenas
na hora de dormir, mas, em toda e qualquer situação, podemos
descansar em Sua presença e entregar a Ele todas as nossas
preocupações e inquietudes.

De que temos medo? Por que não ousamos seguir adiante?
Muitas vezes sentimo-nos solitários, frustrados, derrotados.
Achamos que a vida não sabe sorrir para nós. Lemos que o
Senhor está conosco, todos os dias, mas não nos atrevemos a
acreditar nisso. Está escrito mas é para outros. Eu não
consigo vencer, não consigo lutar, não consigo ser feliz. E
quem disse que não?

O exemplo do menino de nossa ilustração é perfeito para uma
vida plena e abundante. Ao lado do Senhor nada temos a
temer. Podemos ir a todos os lugares, desfrutar da alegria
que a vida nos oferece, caminhar em direção a nossos sonhos
sem a companhia das dúvidas que tiram a paz daqueles que não
conhecem a Deus. Para que isso seja real em todos os nossos
dias, basta apenas que em todos os nossos momentos e em
todas as nossas decisões, não esqueçamos de perguntar: "Pai,
você está aí?"

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PODE OU NÃO PODE - Bebidas Alcoólicas

Já vi alguns lideres religiosos citarem as Bodas de Caná (João capítulo 2, versículos de 1 a 11) onde  Jesus transformou a água em vinho. E em algumas ocasiões, muito provavelmente bebeu vinho (João 2:1-11; Mateus 26:29)

Se analisarmos o contesto histórico, no tempo do Novo Testamento, a água não era muito limpa. Sem as modernas conquistas no campo sanitário, a água era cheia de bactérias, vírus e todos os tipos de impurezas (o que ainda acontece na maioria dos países de terceiro mundo). Como resultado, freqüentemente as pessoas bebiam vinho (ou suco de uva), pois era muito mais improvável que estas bebidas estivessem contaminadas. Em I Timóteo 5:23, Paulo instruiu Timóteo a parar de beber água (que provavelmente estaria causando seus problemas estomacais) e ao invés, beber vinho. Na Bíblia, a palavra grega para vinho é a mais corriqueira. Naqueles dias, o vinho era fermentado, mas não tanto quanto hoje. É incorreto dizer que era suco de uva, mas também é incorreto dizer que era o mesmo vinho que usamos hoje em dia. Repetindo, as Escrituras não necessariamente proíbem que os cristãos bebam cerveja, vinho ou qualquer outra bebida alcoólica. O álcool em si não é pecaminoso. Mas é da bebedeira e do vício do álcool que o cristão deve se afastar (Efésios 5:18; I Coríntios 6:12). Entretanto, na Bíblia há princípios que fazem difícil que se aceite que o consumo de bebidas alcoólicas pelo cristão, em qualquer quantidade, agrade a Deus.

     Vários versículos encorajam as pessoas a que se mantenham longe do álcool (Levítico 10:9; Números 6:3; Deuteronômio 14:26; 29:6; Juízes 13:4,7,14; I Samuel 1:15; Provérbios 20:1; 31:4,6; Isaías 5:11,22; 24:9; 28:7; 29:9; 56:12; Miquéias 2:11; Lucas 1:15). Entretanto, as Escrituras não necessariamente proíbem que um cristão beba qualquer bebida alcoólica. Aos cristãos se ordena que evitem a embriaguez (Efésios 5:18). A Bíblia condena a embriaguez e seus efeitos (Provérbios 23:29-35). Aos cristãos também se ordena que não permitam que seus corpos sejam “controlados” por coisa alguma (I Coríntios 6:12, II Pedro 2:19). As Escrituras também proíbem que os cristãos façam qualquer coisa que possa ofender outros cristãos ou que possa encorajá-los a pecar contra sua consciência (I Coríntios 8:9-13).

À luz desses princípios, seria extremamente difícil para um cristão dizer que esteja consumindo bebidas alcoólicas para a glória de Deus (I Coríntios 10:31).

PODE OU NÃO PODE

Durante o retiro de carnaval fui abordado por duas jovens
perguntando, pode cantar musica secular? pode dançar? beber(bebida alcoólica)?
tentei responder da forma mais breve possível com passeio na bíblia,
diante deste fato resolvi fazer uma pequena serie "PODE OU NÃO PODE?"
por estes dias estarei estudando e escrevendo sobres estas e 
outras perguntas freqüentemente perguntadas!

*Deixo claro que não sou Pastor, Teólogo, nenhum tipo de liderança religiosa!sou apenas um curioso, amante do cristianismo que tem prazer em fazer o IDE
("e disse-lhes: ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15")

O que você e sua família tem assitido?

Dias atrás, recebi varios e-mails referente a programação da Rede Globo, do padrão de qualidade, da audiência, do investimento gigantesco em publicidade e das inúmeras repetidoras espalhadas no Brasil e no mundo e resolvir transcreve-los
 
Acontece que a Globo, com todo esse poder de penetração na sociedade e dentro de nossas casas, vem introduzindo, silenciosamente, uma cultura de libertinagem, traição, adultério e rompimento com a célula familiar de forma sutil.
 
Com o advento do BBB10 a Globo conseguiu o que ela vinha tentando há muito tempo, o beijo gay ao vivo. Em duas cenas do BBB 10 aconteceram dois beijos Gay e quando um deles foi "líder" a produção do programa teve o cuidado de colocar sobre uma estante a foto do beijo, com isso a Globo faz com que seus fiéis telespectadores vejam o beijo gay como algo comum e engraçado, ou seja, aceitável.
Agora, nas novelas globais o beijo gay vai acontecer, induzindo esse comportamento aos jovens e adolescentes, induzindo legisladores a criarem leis que abonem tal comportamento.
 
No mesmo BBB 10 uma das participantes declarou-se lésbica e com essa declaração todas as demais mulheres do programa se aproximaram dela sendo protagonizado o selinho lésbico no programa e todos os demais a apoiaram sob o manto sagrado do não preconceito.
 
Na novela Viver a Vida o tema principal mostrado de forma engraçada e aceitável é a da traição e do adultério.
A Globo leva ao telespectador ao absurdo de torcer para que um irmão traia o outro ficando com sua namorada.
A traição nessa novela é a mola mestra da máquina, todos os personagens se traem, e isso é mostrado de forma comum, simples, corriqueiro.
 
Mas talvez, a investida mais evidente e absurda esta na novela das 6h, Cama de Gato.
A Globo superou todos os limites nessa novela ao colocar como tema uma música do grupo Titãs.
Na música, nenhuma linha de sua letra se consegue tirar algo de poético, de aconselhável pra vida ou de apoio.
A letra da música faz menção discarada do Inimigo de nossas almas que deseja entrar em nossa casa (coração) e destruir tudo, tirarem tudo do lugar (destruir a célula familiar e nossa fé).
 
A música chega ao absurdo de dizer que devemos voltar à mesma prisão, a mesma vida de morte que vivíamos.
 
Amados amigos, fica o alerta, às vezes nem nos damos conta do real propósito de uma novela, de um programa, de uma música, e como Jesus esta às portas, as coisas do mal estão cada vez mais evidentes e claras. Até os incrédulos estão percebendo que algo esta errado.
 
Aproveito para trazer ao conhecimento a letra dessa música, cuidadosamente escolhida pela Globo para servir de tema da dita novela;  música de abertura da novela.
 
Vamos deixar que entrem Que invadam o seu lar
Pedir que quebrem Que acabem com seu bem-estar
Vamos pedir que quebrem O que eu construi pra mim
Que joguem lixo Que destruam o meu jardim
 
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro

Vamos deixar que entrem Que invadam o meu quintal
Que sujem a casa E rasguem as roupas no varal
Vamos pedir que quebrem Sua sala de jantar
Que quebrem os móveis E queimem tudo o que restar

Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro O mesmo desespero
 
Vamos deixar que entrem Como uma interrogação
Até os inocentes Aqui já não tem perdão
Vamos pedir que quebrem Destruir qualquer certeza
Até o que é mesmo belo Aqui já não tem beleza
Vamos deixar que entrem E fiquem com o que você tem
Até o que é de todos Já não é de ninguém
Pedir que quebrem Mendigar pelas esquinas
Até o que é novo Já esta em ruinas

Vamos deixar que entrem Nada é como você pensa
Pedir que sentem Aos que entraram sem licença
Pedir que quebrem Que derrubem o meu muro
Atrás de tantas cercas Quem é que pode estar seguro?
 
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro O mesmo desespero
 
Você já imaginou crianças cantando isso? Trazendo isso pra dentro do coração e da alma dela?
Tente imaginar de onde o compositor dessa pérola tirou inspiração para compôr tamanha afronta?
 
A palavra de Deus é clara quando diz; quem esta de pé, veja que não caia. e ainda; examinai todas as coisas, retende oque é bom.
Ai pergunto, parafraseando a própria Bíblia; pode porventura vir alguma coisa boa da Rede Globo?
Pense nisso, anuncie isso, faça conhecer, livre alguns dessa humilhação, dessa falta de futuro, dessa cela de prisão.
 
Jesus esta à porta, e você o que tens preparado para quem será?

*Não desejo fazer nenhuma apologia ao preconceito ou as praticas "não cristãs", mais como cristão e grande parte da população brasileira também é cristã (independente de denominação religiosa) devo mostra-los o que considero como abuso e desrrespeito a nós! Cristãos, Pais, Mães, Filhos...