Páginas

sábado, 14 de maio de 2011

Onde você tem colocado o seu cesto?


“E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino. Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o. E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.” Êxodo 2:1-10


Moisés nasceu em um tempo de opressão, pois faraó estava temeroso pelo fato dos israelitas terem se multiplicado rapidamente, por este fato ele oprimiu o povo de Deus com trabalhos pesados demais, ordenou as parteiras a matar os meninos recém nascidos, o que não aconteceu pois as parteiras tinham temor a Deus. Ainda com medo de perder o trono, faraó  ordenou que jogassem no Rio Nilo todos os meninos recém nascidos só deixando viver as meninas. (Êxodo 1).


Após três meses sendo escondido Moisés foi colocado dentro de um cesto de junco no Nilo. O plano de faraó de jogar os meninos no Nilo era pelo simples fato dele ser cheio de crocodilos. Mas os planos de Deus para Moisés eram outros. 

Gostaria de focar me Joquebede (Mãe de Moisés) que o colocou um cesto (arca) de junco revestido com barro e betume, pondo depois no rio. 


A atitude desta mulher de enfrentar as circunstâncias, e de não jogá-lo e sim depositá-lo, foi uma atitude de fé. Creio que ela colocou com esperança da intervenção divina.


Hoje as coisas não estão diferentes! As circunstâncias nos obrigam a colocar o nosso ‘‘Moisés’’ no cesto... Você tem construído um cesto de Fé ou de medo? você tem colocado o seu cesto no rio de Deus? ou no mundo?


Assim como Joquebede fez, construa um cesto de fé, amor, ousadia e submissão Divinas colocando no rio de DEUS. 

“...e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado(Êxodo 2:10)