Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2018

Cores Liturgicas

Constantemente recebo perguntas sobre as cores dos paramentos do Altar. Porque Verde? O roxo é ais bonito! Coloca vermelho... é marcante! Mas os paramentos do altar e suas cores não são só para embelezar o Altar do Senhor, tudo tem um significado! 

As cores utilizadas nos paramentos do Altar não tem um referência Bíblica e sim referência histórica. Acredita-se que o uso das cores litúrgicas teve início por volta do século VIII, quando percebeu que a Igreja poderia dar mais enfase nos simbolismos.

A Igreja quis comunicar as datas marcantes do Cristianismo através das cores litúrgicas, montando assim o calendário litúrgico.

Vejamos um pouco sobre as cores utilizadas nas vestes do clero e altar do Senhor:
  • O Branco - simboliza a pureza, graça, alegria, vitória, ressurreição. É utilizado na Páscoa, no Natal e nas celebrações festivas e sacramentais como: Batismo e Casamento. Utilizada também nos Cultos em ação de Graças, funeral (agradecendo pelo dom da vida) etc.
  • O Vermelho - simboliza o fogo do Espírito Santo, o sangue dos mártires. É utilizado no domingo de Pentecostes, na sexta feira da paixão e nas celebrações sacramentais de Sagração, Ordenação e Confirmação.
  • O Roxo - significa a penitência, introspecção, a serenidade, esperar a promessa cumprir-se (advento e quaresma). É utilizado no Advento, na Quaresma, em momentos funerais como sepultamento e culto em memória.
     
  • O Verde - É a cor da esperança da vida, do crescimento. É utilizado no chamado tempo comum. É a cor mais utilizada no ano litúrgico. Pós Pentecostes, onde celebramos o agir do Espírito Santo de Deus no meio de povo, capacitando e enviando para alcançar vidas.

segunda-feira, 19 de março de 2018

O QUE SIGNIFICA O NOME DA IGREJA EPISCOPAL CARISMÁTICA?

O Nome da nossa Igreja é bem diferente das demais denominações cristãs. Mas afinal o porque esse nome todo? Igreja Episcopal Carismática? Vamos entender! 

Igreja - significa um grupo de pessoas que se reúnem com mesmo proposito, adorar a Deus. No contexto Bíblico igreja somos nós (templo e morada do Espírito Santo).

Episcopal - Vem da palavra grega "Episcopos" que quer dizer inspetor ou superintendente. Que é traduzida como BISPO. Assim, o Bispo é um sacerdote que supervisiona outros. Sua jurisdição é composta por um grupo de Paróquias (Igrejas) chamado de Diocese. 

Outras denominações também segue este sistema de governo Episcopal. Igreja Anglicana, Metodista, Católica Romana, Ortodoxa, pois são governadas por uma Bispo. Nos últimos anos surgiram outras Igrejas que tem a forma de governo parecida com a nossa, a exemplo da IURD - Igreja Universal do Reino de Deus, Bispo Edir Macedo como seu líder máximo. Mas a IECB não deve submissão e não tem nenhum vínculo com outra denominação. 

Carismática - provém da palavra do grego "Charisma", a qual é traduzida, na maioria Novo Testamento como "dom". Uma Igreja carismática é uma Igreja que acredita e pratica os dons e fruto do Espírito Santo. 

Cremos que o Espírito Santo de Deus deseja agir em nós através dos Dons do Espírito Santo para edificar a sua Igreja, como descrito em Atos 2. 


Um Cristão Carismático está subordinada a quatro coisas: 
  1. Ensino Apostólico - devemos proclamar o ensino continuado dos Apóstolos, como encontramos no Novo Testamento.
  2. Pregação Bíblica - precisamos pregar a fé histórica dos apóstolos como se encontra nas Escrituras;
  3. Adoração Histórica - desde os dias dos apóstolos, a adoração dos cristãos está centrada na Ceia do Senhor. Após a Reforma protestante, outro tipo de adoração veio a acontecer e causou uma significativa mudança. Mas, adoração não se dá através de uma liturgia, cantando hinos ou lendo orações. Adoração é o oferecimento das nossas vidas ao Senhor em resposta a Ele;
  4. "Experiência Carismática" - uma coisa é sermos apostólicos em fé e doutrina, outra, é sermos apostólicos em vida e experiência. 

Uma Igreja Carismática tem quatro marcas: 
  1. É uma Igreja de adoração. O Espírito Santo abre nossos olhos para entendermos quem é Jesus e nos dá o desejo de adorá-lo;
  2. É uma Igreja de ensino. Devemos adorar a Deus não apenas em espírito, mas em verdade. Jesus disse: "O Espírito Santo os guiará em toda verdade" (João 16:13) 
  3. É uma Igreja que cuida e que ama. O Espírito de Deus outorga a nós o fruto Espírito, descrito em Gálatas 5 e 6. 
  4. Finalmente, a Igreja Carismática será sempre uma Igreja que serve. Não somos chamados para sermos senhores do povo, mas para sermos servos. Jesus, Ele próprio, deixou de lado seus direitos, tomou uma toalha e passou a lavar os pés dos seus discípulos (João 13).
Assim, uma Igreja Carismática adora, ensina, ama e serve. Seus membros se oferecem ao Senhor reconhecendo que não possuem em si nenhum merecimento, a não ser pela Graça de Deus. Apenas a Igreja que confia na Graça do Senhor é, verdadeiramente, CARISMÁTICA.