Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2018

SEMANA SANTA

As Igreja históricas tem mantem a tradição da semana Santa, também chama de Semana da Paixão, onde contam toda a história de Cristo, principalmente a ultima semana antes da ressurreição.

DOMINGO DE RAMOS - Começa a Semana Santa, dia em que se comemora a entrada de Jesus em Jerusalém. Nos dias de hoje, os fiéis levam para a igreja ramos, a fim de relembrar a entrada triunfal de Cristo em nossas vidas!

SEGUNDA-FEIRA SANTA - Neste dia, se reflete o momento de descanso e coinonia de Jesus, na casa de uma família que Lhe era muito estimada, a casa de Seu amigo Lázaro (a quem Ele havia ressuscitado), e de Marta e Maria Madalena. (Jo 12, 1-11).

TERÇA-FEIRA SANTA - É o dia, em que com grande tristeza, Jesus anuncia a Sua morte, causando grande sofrimento aos Seus discípulos. Anuncia também a traição e indica o traidor.

QUARTA-FEIRA SANTA - É o 4º dia da Semana Santa, no Evangelho deste dia, é-nos apresentada a traição de Judas, descrevendo-nos como este foi ter com os chefes dos sacerdotes, a quem se ofereceu para trair Jesus. Aceita assim, trinta moedas de prata como recompensa da sua traição.  (MT 26,14-25).

QUINTA-FEIRA SANTA - É o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com Seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos Seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai, para entregar Jesus em troca das 30 moedas de prata (Jo 13,1-15). Foi aqui, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu a Santo Eucaristia como Sua eterna memória, e em Seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Depois Jesus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou Consigo três discípulos, e começou a Sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus.
É nesta noite que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia a vigília da Paixão, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite.

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO - Relembra o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo é crucificado (após sua prisão, Jesus é julgado e açoitado; recebe a coroa de espinhos na cabeça; é levado à presença de Pilatos, e depois de condenado, carrega a Sua própria cruz até ao monte Calvário; ao meio-dia é crucificado entre dois ladrões e por volta das três da tarde, Jesus morreu... o Seu corpo foi depois retirado da cruz e colocado num sepulcro cavado na rocha. Neste dia, costumamos praticar o jejum em sinal de rendição e respeito pela morte de Jesus Cristo. 

SÁBADO DE ALELUIA - Jesus permanece no sepulcro. Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição. Neste dia, inicia-se a Vigília Pascal, ao final do dia, e termina com o amanhecer da Páscoa. 

DOMINGO DE PÁSCOA - Dia da ressurreição, onde Jesus se levanta de Sua sepultura e vence a morte. É o dia de festa! Alegria! Nem a morte pode deter o nosso Mestre! O dia em que Cristo volta à vida através da Sua Ressurreição de entre os mortos. 
Celebramos o dom da  Vida, a nossa libertação,  o Amor e a Misericórdia de Deus por nós!

Mesmo sem merecer, sem entender, Ele ama e continua amando!
A Semana Santa é uma história de amor, um amor puro, com melhor dos interesses... nos Salvar!
O autor da história (Deus), o ator principal (Jesus) e o intérprete (Espírito Santo) ama você! Permita viver este sublime amor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário