Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2018

Cores Liturgicas

Constantemente recebo perguntas sobre as cores dos paramentos do Altar. Porque Verde? O roxo é ais bonito! Coloca vermelho... é marcante! Mas os paramentos do altar e suas cores não são só para embelezar o Altar do Senhor, tudo tem um significado! 

As cores utilizadas nos paramentos do Altar não tem um referência Bíblica e sim referência histórica. Acredita-se que o uso das cores litúrgicas teve início por volta do século VIII, quando percebeu que a Igreja poderia dar mais enfase nos simbolismos.

A Igreja quis comunicar as datas marcantes do Cristianismo através das cores litúrgicas, montando assim o calendário litúrgico.

Vejamos um pouco sobre as cores utilizadas nas vestes do clero e altar do Senhor:
  • O Branco - simboliza a pureza, graça, alegria, vitória, ressurreição. É utilizado na Páscoa, no Natal e nas celebrações festivas e sacramentais como: Batismo e Casamento. Utilizada também nos Cultos em ação de Graças, funeral (agradecendo pelo dom da vida) etc.
  • O Vermelho - simboliza o fogo do Espírito Santo, o sangue dos mártires. É utilizado no domingo de Pentecostes, na sexta feira da paixão e nas celebrações sacramentais de Sagração, Ordenação e Confirmação.
  • O Roxo - significa a penitência, introspecção, a serenidade, esperar a promessa cumprir-se (advento e quaresma). É utilizado no Advento, na Quaresma, em momentos funerais como sepultamento e culto em memória.
     
  • O Verde - É a cor da esperança da vida, do crescimento. É utilizado no chamado tempo comum. É a cor mais utilizada no ano litúrgico. Pós Pentecostes, onde celebramos o agir do Espírito Santo de Deus no meio de povo, capacitando e enviando para alcançar vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário