sábado, 7 de maio de 2011

A honra de ser mãe

Quando Deus criou o homem e a mulher, (Gênesis 3.20) Adão deu à ela o nome Eva, porque ela seria a mãe de toda a humanidade.  A mãe não é criadora da vida, mas ela é o instrumento usado por Deus para trazer vida nova ao mundo. Veja como Deus tem honrado às mães: Ele compartilha com elas o Seu poder criativo… por isso que elas devem ser honradas.


A maior honra que Deus deu às mães foi de usar a uma delas para trazer Jesus, o Seu Filho, ao mundo. Quando o anjo apareceu a Maria para anunciar o nascimento de Jesus, ele disse: “Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres”. O anjo estava dizendo: “Maria, você é muito abençoada. O Senhor está com você” (Lc 1.28). Deus abençoou a Maria, e a todas as mulheres, usando-a para trazer Jesus a este mundo.


Alguns cristãos usam o título Mãe de Deus para referir-se a Maria, de forma errônea, pois Maria não é a mãe de Deus, porque Deus sendo Deus, não precisa de ter mãe; Ele sempre existiu, Deus é eterno… 
Maria foi mãe de Jesus em Sua humanidade (ser humano e não da divindade).


Em outra visão, Deus convoca os maridos para honrar às mães. O marido deve apreciar e apoiar a esposa.
É de lamentar que em tantas partes do nosso país a mulher seja vista como dona de casas... A Bíblia ensina  em 1 Pedro 3.7: “Maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações”. A esposa não existe para ser usada pelo marido, pelo contrário, a tarefa do marido é apoiar a esposa.



Um jardineiro tem muito cuidado com a flor, justamente por sua delicadeza e fragilidade, então ele dá o maior cuidado à flor… faz isso para que ela possa se sobressair em toda a sua beleza. Assim deve ser a atitude do homem para com a esposa, como um jardineiro para com uma flor bonita no jardim. 


Já os filhos... em Provérbios 15.20: “…o filho sem juízo despreza a sua mãe”. É uma grande falta de sabedoria menosprezar a mãe, qualquer que tenham sido seu erro; sábio é respeitar e honrar a mãe.

A palavra nos mostra de forma clara que devemos honrar as mães. Porém, Deus quer que as mulheres, por sua vez, se esforcem em ser dignas da honra que recebem. Em Provérbios 31.30 “A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada”.


Deus não esta preocupado com aquela mãe super vaidosa que veste a ultima moda, se é gordinha ou parece uma top model… tudo isso é passageiro, o coração é que precisa ser belo...

Agora, a verdadeira beleza da mulher, que está no coração temente a Deus, no coração que respeita a Deus, que adora a Deus… esta beleza não se perde com o passar do tempo, nem em meio aos cabelos brancos! Uma mãe que realmente deseja ser bela aos olhos de Deus, obedeça a Deus, busque mais a Deus, passe tempo com Ele, seja uma “caçadora” de Deus. Assim você será realmente bonita e digna de elogio.


Conta-se a história que um famoso pregador, teve quatro filhos, e todos também se tornaram pregadores. Em certa ocasião, um visitante perguntou a um dos filhos quem era o melhor pregador da família, imaginando que o famoso pai fosse o indicado. Porém, sem pensar muito, o filho respondeu: “É minha mãe”.


Pois a mãe tem a oportunidade: a de pregar os princípios de Deus com sua vida, com seu exemplo e com seus conselhos à sua família.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcel! A paz!
    Nossa! Utimamente você anda mais inspirado que de costume, em? rsrsrsrs. Adorei o comentário que você deixou para mim. Muito edificante mesmo! E esta postagem do dia das mães ficou simplesmente fantástica, não apenas porque retratou bem o valor da mãe, mas também porque demonstrou de forma bela, a visão cristã da mulher que, graças a Deus, ainda existe no coração de alguns homens. rsrs.
    Bom, em fim, ficou tudo muito legal! Adorei!
    Fica na paz e que o Senhor continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  3. Esta postagem, como disse a Kety, ficou simplesmente fantástica! Faço das palavras dela, as minhas. O dia das mães é uma invenção do comércio para que as vendas aumentem, e com isso, o lucro; concordo com o clichê: "Todos os dias são dias das mães". Mas tenho que admitir... Essa data é importante para que paremos e reflitamos sobre o quanto amamos as nossas mães, porque é uma pena, mas muitos só presenteiam e homenageiam suas mães neste dia, e se não fosse ele, elas se sentiriam 'esquecidas'. Quanto às mulheres e mães da Bíblia, são exemplos a serem seguidos.

    Espero ansiosa pela próxima postagem.
    Abraço, querido,
    Débora.

    ResponderExcluir