Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

UM VASO ESCOLHIDO

Leia 2 Reis 4.1-7 e Atos 9.15

Introdução: Aqui nós temos uma viúva cujo marido morreu devendo dinheiro, ela não tem uma fonte de renda e os credores agora estão batendo na porta exigindo pagamento ou vão levar os filhos como escravos.

Olhando para nossa sociedade, podemos ver uma situação semelhante: o mundo está batendo à nossa porta, em um espirito credor ameaçando levar a nossa família para ser escravos…escravos de drogas, álcool, promiscuidade sexual, identidade perdida, destruindo os relacionamentos, levando a ser oprimidos e depressivos, e a única coisa que pode impedir os credores levar os filhos, assim como nessa história da viúva, é óleo.

O profeta pergunta: O que você tem em casa? Veja bem, o que você tem em sua casa pode trazer o milagre para sua casa ou pode impedi-lo.
O que o óleo representa? O Espirito Santo

O que você tem em sua casa? Sua casa é lugar da presença de Deus? Um lugar de milagres? Uma atmosfera do sobrenatural? Ou é um lugar de confusão, brigas, falta de amor...
A mulher falou que tinha apenas uma botija de azeite… Isso é suficiente, é tudo que precisa… Só falta uma coisa… O que faltou? Vasos!

1.      Deus é o Oleiro – Nós somos o vaso
Leia Gênesis 2.7 e Isaias 64.8 e responde as perguntas:
O que o vaso representa? O  homem
Quem formou esse vaso? Quem é o oleiro? Deus
De acordo com Jeremias 18.1-6, O que Deus pode e quer fazer com as nossas vidas?

2.      Óleo não é o problema – Precisa de um vaso
Quando acabou o óleo? O óleo parou somente quando acabaram os vasos
Enquanto há um vaso, haverá óleo! Deus tem um estoque infinito, nunca está em falta.O problema é que limitamos a ação de Deus em nossas vidas.
Perceba que a falta de vaso limita o milagre. Pensamos pequeno, modesto... esquecemos do poder do nosso Deus!

Vejamos em Atos 2.16-18. Quanto mais você dá do seu vaso para Deus, mais óleo Ele vai te dar…
O propósito do homem como um vaso é ser cheio do Espirito Santo de Deus.

A garrafa de Coca Cola existe para um propósito: conter Coca-cola, mas às vezes pessoas colocam outras coisas dentro da garrafa (água, detergente, óleo da cozinha…) que engana e até pode apresentar perigo. Na mesma maneira, quando Deus nos enche com o Seu Espirito, isso é maravilhoso, cumprindo o propósito, pois fomos feitos para ser cheios do Santo Espirito. Cuidado com o que você está enchendo o seu “vaso”.
A presença do Espirito Santo em nossas vidas é o que dá valor para nosso “vaso”.
Tudo que Deus quer é um vaso… Se dermos a Ele um vaso, Ele nos dará a Sua unção…

3.    Um vaso esvaziado
O que significa ser um vaso esvaziado?  É uma remoção das coisas que estão ocupados espaço de Deus. Precisa esvaziar da religiosidade, do ego, das obras da carne... do pecado. (Mat. 23.23-27, Tiago 1.26, Marcos 8.34-35; João 3.30 e Gal. 5.24). Deus derrama o Seu óleo onde Ele encontra vasos vazios suficientes para recebê-lo.

O problema não é que você não é um pregador carismático, ou nunca estudou num seminário, ou que você tem ou não tem isso ou aquilo… O problema não é Deus, ou o óleo… O problema são vasos cheios de si mesmo, sujos e cheios de coisas desse mundo, misturando alianças com coisas desse mundo… Não tem espaço para o óleo de Deus.
Se você vier a Ele como um vaso esvaziado, pedir para Ele remover tudo que está tomando espaço, tudo que não é como Ele, os pensamentos, atitudes, palavras e ações, então Ele pode te encher com um fluir incansável do Seu óleo, e você seráuma fonte sem fim.

4.    Um vaso limpo
Paulo usa a ilustração de uma casa grande que tem vários tipos de vasos. Os vasos de ouro e prato são mantidos limpos e polidos para que possam ser usados para momentos de honra, enquanto os vasos de madeira e barro são usados para momentos de desonra, tipo lixeira. 2 Tim. 2.20-22,
Deus usa vasos pequenos, vasos simples e até vasos quebrados. Mas Ele não usa vasos sujos.Deus quer nos usar como vasos de honra.

5.    Um vaso disponível
Deus convocou Isaias e ele não deu desculpas, não pediu tempo para aprender ou receber um dom ou desenvolver talento. Ele viu que o Senhor estava procurando um vaso. A única qualificação de Isaias era ser disponível. Isaias 6.1-8
A questão não é se há óleo, pois o óleo vai fluir e vai multiplicar, a questão é se há um vaso disponível.
Nós somos o corpo de Cristo, somos o vaso. Os anjos não vêm para pregar um sermão. O Espirito Santo não vai evangelizar, não vai para o campo missionário, não vai plantar igrejas, não vai multiplicar os cultos, as semana de imersão...  Mas se Ele achar um vaso disponível, Ele fará melhor que tudo isso!
Ele está procurando um vaso que está disposto. Você é a resposta para essa geração, para libertar e livrar da divida. Você está disponível?

6.    Um vaso escolhido
Em Atos 9.15 vemos Deus chamando Paulo de escolhido! Nós também somos vasos escolhidos, designados para ser usados e enchidos pelo Espirito Santo. Como vasos escolhidos de Deus, somos projetados para ser cheio dEle, não para status, prazer ou para aumentar alto estima. Maspara a boa obra que Deus já preparou. 2 Tim 2.21; Ef. 2.10.

Quando sentir que não é bom suficiente, ou tiver duvida do chamado, lembra-se:“Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria;nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentiosmas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,para que ninguém se vanglorie diante dele.É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,para que, como está escrito: "Quem se gloriar, glorie-se no Senhor".1 Coríntios 1:21-31
“Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.” 1 Coríntios 6:20

Conclusão
Deus quer alcançar a cidade de Olinda e usar você como Seu vaso – Hab 2.14
O óleo está procurando um vaso, um vaso esvaziado, limpo e disponível, pois você já foi chamado e escolhido.
Quem quer ser cheio do óleo do Senhor? Ele vem para te encher aqui agora! Esvazie-se...

*Estudo 01
semana de imersão 24 a 29 de Outubro de 2016
Vivendo em Plenitude - Paróquia Betesda IEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário