terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Solidão como companheira!



João 2:1 a 11
 "Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus; e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho. Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas. ordenou-lhe Jesus: enchei de águas essas talhas. E encheram-nas até em cima. Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram. Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele."
Ao ler este texto pude observar que Jesus nunca estava só, sempre com seus discípulos além disso era um homem popular e querido pelas pessoas pois fora convidado para a festa. pude também notar também que as pessoas tinham confiança em Jesus, pois encheram logo de água as talhas (para poder encher-las obviamente estavam vazias).
Tenho notado que as familias estão cada vez menores, mais pessoas morando só, temos poucos amigos, mal conhecemos os nosso vizinhos, as empresa investem mais em congelados único(para uma pessoa), as imobiliárias investem em apartamentos de uma quarto-sala... a nossa sociedade mudou! as pessoas estão cada vez mais só!
no livro de Eclesiástes 4 a partir do versículo 9 diz: "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade..."
O livro mais vendido no mundo, a palavra de Deus, o livro considerado o manual da vida nos ensina  que o homem é um ser social, publico, pupular (não foi em vão que Deus fez Eva) e porque cada vez mais estamos nos escondendo, fazendo da solidão nossa companheira?

Devemos lembrar que o cristão deve seguir a Cristo (discípulo), mais seguir não é estar vinculado a uma denominação religiosa, não é só fazer sua prece todos os dias, seguir a Cristo é tentar ter o mesmo pensamento, mesmas atitudes, ser o bom samaritano, ser fiel,... podia passar dias aqui dizendo o que seguir a Cristo mais creio que você já sabe o que quero dizer (ou o que pelo menos tentei!)
Tenho visto que a nossa geração esta morrendo mais cedo, com doenças nunca vista, por drogas, por violência, sei que isto sempre aconteceu mais não com tanta incidência! o homem desaprendeu a conviver em sociedade!

Precisamos deixar de fazer companhia a solidão e aprendermos a seguir a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário