Páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Advento


Percebemos algumas mudanças no Altar do Senhor, estamos vivendo no tempo do Advento (do latim adventus = chegada) corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.  O Roxo simboliza o introspecção, espera do cumprimento da promessa, A Coroa do Advento com quatro velas representam essas quatro semanas. Meditemos um pouco sobre este símbolo: 

PRIMEIRA VELA - A luz nascente nos convoca a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância a espera do Senhor que virá.

SEGUNDA VELA - A segunda vela nos convida a conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos a nossa alma para vinda do Senhor, assim como João Batista, o caminho do Senhor que virá.  Esta vela lembra ainda a fé dos Patriarcas e de João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.

TERCEIRA VELA - A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus. A cor litúrgica continua roxa, que indica justamente o Domingo da Alegria, preparação, onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.

QUARTA VELA - A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador,  nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo. Simboliza ainda nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo e também os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a chegada do Salvador.  

A Promessa se cumpriu e hoje podemos celebrar ao Senhor pela Salvação! Mas ainda irá se cumprir a promessa que Ele voltará e nos arrebatará para a Nova Jerusalém!


‘‘Sim! Eu venho depressa! Amém. Vem, Senhor Jesus!’’
Apocalipse 22:20



Marcel RMSS
Texto publicado no boletim 49/2014 07 de Dezembro da IECB - Paróquia Betesda

Nenhum comentário:

Postar um comentário